01/01/1970
CFO lança Programa Nacional de Melhoria Administrativa dos Conselhos de Odontologia
CRO Amapá foi um dos contemplados nesta primeira etapa do programa

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) formalizou nesta quinta-feira, 30 de março, em São Paulo, a assinatura dos termos de convênio relativos ao Programa Nacional de Melhoria Administrativa dos Conselhos de Odontologia – PROMAC, criado pela Resolução CFO 251/2023, que visa a melhoria nos serviços prestados à categoria e uma maior valorização na Odontologia. No primeiro ano do programa, 16 Conselhos Regionais de Odontologia foram contemplados.

O principal objetivo do programa é fomentar a estruturação do quadro de pessoal próprio dos CROs, estabelecendo uma estrutura mínima necessária para garantir a eficiência na prestação de serviços e aprimorar o atendimento prestado aos profissionais da Odontologia e à sociedade. Nesta etapa, o fomento contemplou os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, contribuir com a valorização da classe odontológica através de programas como esse é uma das principais finalidades da gestão. “O CFO lançou o programa na intenção de oferecer os melhores serviços e mais valorização para a Odontologia em todos os estados brasileiros. É sempre uma honra para o Conselho Federal ajudar e assegurar o fortalecimento do Sistema Conselhos e garantir uma Odontologia cada vez melhor”.

O apoio institucional estabelecido na Resolução CFO-251/2023 visa suprir as necessidades de estruturação e custeio dos CROs. É importante ressaltar, ainda, que o custeio será executado em duas etapas, sendo a primeira imediatamente após a comprovação do cumprimento da estrutura mínima necessária, verificada pelo Setor de Auditoria do Conselho Federal de Odontologia, e a segunda condicionada à aprovação da prestação de contas relativa aos recursos repassados, conforme cronograma pactuado no termo de convênio, com monitoramento constante por parte do CFO. (Informações CFO)